PPPS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA IMPULSIONAM MERCADO DE CIDADES INTELIGENTES
- ABCIP

- 1 de set.
- 1 min de leitura

Com mais de 200 participantes, o III Fórum Nacional de Iluminação Urbana, Cidades resilientes e sustentáveis, reuniu no teatro do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, autoridades, profissionais representantes de concessionárias de iluminação pública, de fabricantes de equipamentos e sistemas, de consultorias econômicas e jurídicas que atuam no setor.
A tônica do Fórum realizado pela ABCIP, ABILUX e ABRASI, foi a consolidação das PPPs de iluminação pública e da incorporação de funcionalidades de cidade inteligente nos projetos a partir da ampliação do uso da COSIP advindo da Reforma Tributária.
“Em apenas um ano, os contratos de PPP de IP aumentaram 30%, e se sofisticaram com a inclusão de recursos digitais”, disse Pedro Vicente Iacovino, presidente da ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública, no painel sobre a participação privada na iluminação pública.
A expansão das PPPs de IP levou 179 municípios brasileiros a modernizarem seus parques de iluminação, beneficiando 57 milhões de pessoas totalizando investimentos da ordem de R$ 32 bilhões. “Desse total, 135 das cidades embarcam sistema de telegestão e 31 delas já incorporam dois ou mais serviços de cidade inteligente nos contratos de concessão”, informa Pedro Iacovino.
As perspectivas são promissoras. O levantamento da ABCIP mostra que hoje
816 municípios estão estruturando projetos de PPP de IP para beneficiar 62 milhões de brasileiros com 6 milhões de pontos de luz de qualidade. A CAIXA está estruturando os primeiros 10 projetos de Cidade Inteligente com recursos do FEP.





Comentários